Um especial de Cláudia Figueiredo emitido dia 23 de Janeiro de 2013, que podem transferir aqui. Nesta página podem consultar a informação extra sobre os Green Day (curiosidades, músicas que não passaram, etc.).
BIO:
Estilo: Punk Rock
Inicio: 1987 – East Bay – Califórnia – EUA
Elementos: Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt, Tré Cool
11 álbuns: 39/Smooth, Kerplunk, Dookie, Insomniac, Nimrod, Warning, American Idiot, 21st Century Breakdown, Trilogia Uno, Dos, Tré
Origem do nome: Gíria americana que significa deixar de fazer as suas obrigações para ficar a fumar maconha todo o dia.
Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt conheceram-se aos 10 anos de idade. Pouco tempo mais tarde, o pai de Billie acaba por falecer, vítima de cancro. Mike e Billie, ambos com 15 anos, vão morar juntos, e ao mesmo tempo começam a trabalhar em bares para se sustentarem.
Em 1987, fundam a primeira banda – Sweet Children – onde integram em 1988, o ex-baterista dos Isocracy, John Kiffmeyer. Nesta altura, Tré Cool ainda tocava numa outra banda – The lookouts.
Larry Livermore, dono da Lookout! Records, assiste a um dos primeiros concertos da banda e rapidamente assinam contrato. Um ano mais tarde, são aconselhados a mudarem de nome e daí surge a designação que ficou até aos dias de hoje – Green Day.
1º ÁLBUM
Gravam o seu primeiro EP (1.000 hours) pouco tempo antes de estrearem o seu também primeiro disco (39/Smooth). Iniciam uma tour de promoção de ambos, que acaba com uma má noticia: John Kiffmeyer anuncia a sua saída da banda e Dave E.C. é o substituto escolhido.
O grupo passa a ser aquilo que é hoje (no que a elementos diz respeito) apenas na gravação do segundo álbum, em que Tré Cool é chamado para integrar os Green Day. Kerplunk, lançado em 1992, aumenta a reputação dos três rapazes que mal sabiam o sucesso em que se tornariam.
Em 1993, Rob Cavallo convence-os a mudarem de gravadora para a Reprise Records. Não querendo perder mais tempo, logo de seguida começam a gravar o terceiro álbum de estúdio (Dookie), que ficou pronto em 3 semanas e se revelou um sucesso comercial. "Basket Case” e "When I come around” foram os singles que alcançaram a 1ª posição em várias paradas musicais. Como não podia deixar de ser, o sucesso foi recompensado com prémios: em 1995, ganham o Grammy Award para Melhor Álbum Alternativo, enquanto são indicados para 9 prémios nos MTV Video Music Awards. A saga de prémios continua com o lançamento do disco Insomniac, que recebe uma boa recepção por parte da crítica e que lança os Green Day para mais 6 nomeações nos American Music Awards. Com tudo a ir de vento em popa, a banda cancela uma tour europeia com a justificação de estarem «exaustos».
NOVA FASE
Em 1997, e já de regresso, surge o próximo álbum Nimrod que é lançado ainda no mesmo ano. A crítica defende que este é «diferente dos anteriores» pois junta vários géneros musicais desde o pop-punk ao ska, algo que ainda não tinha sido feito. O tema "Time of your life” vale-lhes uma estatueta nos MTV Video Music Award.
Em 2000, como se não houvesse tempo para digerir os trabalhos anteriores, Warning surge num momento em que muita gente afirma que os Green Day estavam a perder relevância e popularidade.
CIGARETTES AND VALENTINES QUE SE TORNOU… AMERICAN IDIOT
Três anos mais tarde, acontece o episódio mais bizarro na vida dos Green Day: Cigarettes and Valentines seria o próximo disco se as fitas não tivessem sido roubadas do estúdio onde estavam a gravar. E ao contrário do que se esperava, não houve nenhuma tentativa de recriar o álbum já pronto. Os Green Day decidiram começar tudo de novo e é aí que surge American Idiot, que os volta a colocar na ribalta depois de todas as dúvidas que pairaram sobre o real valor dos três músicos. O 1º lugar na parada musical Billboard foi uma realidade durante semanas a fio, e em 2005 recebem o Grammy de Melhor Álbum Rock. e Gravação do Ano, com o tema "Boulevard of Broken Dreams”, enquanto arrasam por completo os MTV Music Awards vencendo 7 dos 8 prémios para que estavam nomeados.
Em 2009, 21st Century Breakdown foi produzido por Butch Vig e cria uma história entre duas jovens personagens (Christian e Glória) na expectativa do novo século. A Rolling Stone afirma que este álbum é «ainda mais ambicioso que American Idiot».
Em 2010 as novidades continuam e começam com o lançamento de um jogo de nome "Green Day Rock Band”, enquanto Billie Joe Armstrong garante que dentro de 2 anos haverá novo álbum. E como as promessas são para serem cumpridas, em 2012 inicia-se a preparação daquele que não seria um álbum mas sim três. A trilogia "Uno”, "Dos”, "Tré” surge assim como o álbum do momento (se tivermos em conta que funciona apenas como uma unidade, apesar das diferentes datas de lançamento).
PASSAGEM POR PORTUGAL
O regresso aos palcos está prometido para o mês de Março deste ano, quando Billie Joe estiver totalmente recuperado do processo de reabilitação de drogas. Como não podia faltar, os Green Day têm na sua lista uma passagem por Portugal no dia 12 de Julho, abrindo o festival Optimus Alive ’13 e sendo um dos cabeças de cartaz de luxo para este ano.
Por: Cláudia Figueiredo