Especial | Clube dos 27
Um programa especial, sob a asa do Back To The Past, onde Francisco Fernandes irá falar sobre o triste clube dos 27, onde encontramos nomes como Jim Morrison, Jimi Hendrix, Amy Winehouse... Como sempre, um pouco de nostalgia e, claro, muita música. Mais informações a verificar nesta página depois da emissão.



ROBERT JOHNSON

Um dos nomes mais importantes dos blues, Robert nasceu a 8 de Maio de 1911 no Mississipi. Gravou apenas 29 músicas, sendo que as primeiras gravações datam de 1936 e as segundas do ano seguinte. 

Incontornável lenda, influenciou grandes bandas e músicos como os Led Zeppelin, Eric Clapton, Bob Dylan, Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers, White Stripes e The Blues Brothers.

Morreu a 16 de Agosto de 1938 e a sua certidão de óbito não refere causa de morte. Contam-se, no entanto, várias histórias sobre a sua morte: uma diz que foi devido a um whiskey envenenado que bebeu durante um concerto, outra que sífilis foi o que o levou à morte e ainda que foi morto com uma arma de fogo. Foi também criada uma lenda à volta de Robert, consiste num negócio que terá feito com o Diabo, no cruzamento de duas estradas americanas, 61 e 49, (ganhando consistência com a letra de "Crossroads" e "Me and The Devil Blues") onde trocou a alma pelo talento da guitarra.
 

PETE HAM

Nascido a 27 de Abril de 1947, no País de Gales, Pete foi desde novo um adepto fiel da música. Começou com os The Panthers, em 1963, que faziam covers dos The Shadows, uma banda dos anos 60 com muito sucesso (banda imitada por muitos portugueses nos 60's - ouvir o especial «25 de Abril: Música antes e depois»). Mudaram de nome várias vezes até se fixarem como The Iveys, em 1965, e foi com este nome que assinaram contrato com a discográfica de McCartney. Em 1969 lançaram o primeiro disco com o nome «Maybe Tomorrow».

Mais uma vez trocam de nome para Badfinger para não serem confundidos com outro grupo e gravam mais seis álbuns com a formação original. Apesar do sucesso, os Bandfinger foram uma banda algo amaldiçoada: dois dos seus membros suicidaram-se. Primeiro foi Pete Ham em 24 de Abril de 75', depois de se deparar com graves dificuldades financeiras (assim como toda a banda). O segundo foi Tom Evans em 1983 por depressão.


JOHNNY GANZA - YOUTH KRIMINALS

Pouca informação se encontra sobre Johnny, um português do Hip Hop que actuava com os Youth Kriminals. Sabe-se que morreu em Março de 2011 com um ataque de diabetes. merece referência por ser português. 


FILMES SOBRE OS NOSSOS PROTAGONISTAS

Brian Jones foi o centro da história de Stoned onde a sua morte é atribuída ao empreiteiro Frank que estava, na altura, a fazer obras em casa do músico. Apesar desta versão do realizador Stephen Woolley, os amigos e familiares descartam esta hipótese. Relembramos que a causa de morte oficial é afogamento acidental (3 de Julho de 69').


Jimi Hendrix, o rei das guitarradas, teve direito a um filme sobre si em 2000. Hendrix é uma biografia verdadeira do músico que morreu a 18 de Setembro de 1970 com causa de morte um pouco confusa: há quem diga que se suicidou, outros dizem que foi um acidente com droga e outros que foi assassinado.


Janis Joplin tem a sua vida como inspiração para o The Rose de 1979 e que tem como protagonista a actriz Bette Midler. A cantora morreu a 3 de de Outubro de 1970 vítima de overdose de heroína.


James Douglas Morrison, cara dos The Doors, foi interpretado por Val Kilmer no filme com o nome da banda. Jim morreu em 3 de Julho de 1971 vítima de ataque cardíaco. A sua causa de morte foi uma das que criou controvérsia, mais info. na página do especial Jim Morrison & The Doors.


Kurt Cobain, fundador dos Nirvana, terá, em breve, um filme sobre a sua vida. O responsável é Brett Morgen que realizou Crossfire Hurricane sobre os Rolling Stones e diz que o "filme tem de reflectir o seu espírito" porque Cobain era "uma contradição. Era doce e azedo". O lançamento do filme está previsto para 2014. De relembrar que Kurt suicidou-se a 5 de Abril de 1994.

Amy Winehouse foi a última a entrar para este triste clube a 23 de Julho de 2011. A britânica será o primeiro nome do Passeio da Fama Londrino, inaugurado em Setembro, e o seu disco de vinil (formato para imitar a estrela do Passeio da Fama americano) será colocado em Cambden, um bairro das artes nos arredores de Londres. O seu filme também já vem a caminho e está a cargo de Ayrton Senna, ainda sem data de lançamento.